quinta-feira, 20 de maio de 2010

Mercado de Trabalho de Arquitetura

O PROFISSIONAL


A arquitetura é a arte de saber organizar espaços .Para ser arquiteto é preciso ter muita sensibilidade artística, habilidade para o desenho, habilidade na organização de espaços, visualização da forma, cor, textura e luz. Esses requisitos são necessários porque na construção de casas, edifícios, planejamento de bairros e cidades, eles são primordiais. Também precisa conhecer muito a informática.

O MERCADO DE TRABALHO

O mercado de trabalho é diversificado, apesar de saturado nos grandes centros. O que há é uma ampla área de atuação em todas as cidades de porte médio, pois devem ter um plano diretor a ser executado por um arquiteto. Os potenciais empregadores são a construção civil, a indústria da construção, indús-trias em geral, empreendimentos comerciais. O arquiteto também trabalha prestando assessoria, geralmente como autônomo.

O mercado da construção civil está aquecido em todo o país, sobretudo nas regiões Sul e Sudeste. A necessidade de as construtoras contarem com projetos diferenciados para conquistar a preferência do consumidor torna o arquiteto um profissional essencial. Nem a ameaça de crise financeira deve atrapalhar. "As dificuldades do setor no Brasil são as mesmas há anos, mas o cenário tem melhorado. A proteção ao crédito no país é maior do que no mercado norte-americano. O ramo imobiliário, até aqui, não foi afetado pela crise", explica Silvio Passareli, diretor da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), de São Paulo.Paisagistas e urbanistas encontram lugar na administração nas prefeituras municipais, para realizar o reordenamento territorial e organizara distribuição de terras. A possibilidade de abrir o próprio escritório existe, mas é mais difícil para o recém-formado, com pouca experiência. Empresas privadas de diversos ramos de atuação, como criação de mobiliário, cerâmica e montagem de cozinhas, também têm oferecido vagas para o arquiteto. O mercado do interior paulista é amplo e muitos graduados estão migrando para cidades como Campinas, Limeira e Ribeirão Preto. "Nessas cidades, os profissionais encontram campo e espaço para atuar. Muitos deles, que são do interior, decidem voltar à sua cidade de origem depois de formados para trabalhar", conta Passareli. Em regiões menos desenvolvidas, o arquiteto sempre foi considerado um artigo de luxo e, portanto, pouco procurado tanto pelo setor público quanto pelo privado. Mas esse panorama começa ser alterado.

Salário: o arquiteto tem como entidade representativa o CREA – Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura. Esse Conselho determina que o piso salarial da categoria seja de seis salários mínimos por seis horas de trabalho diário.

A Lei 5194, de 24/12/1966 regulamenta a profissão.


O CURSO

O curso de arquitetura tem duração de cinco anos, em algumas escolas em período integral.

A arquitetura é uma união das ciências exatas, humanas e artes. Exige que você tenha aptidões múltiplas, e que goste tanto de cálculo quanto de história.

No currículo, você encontra, entre outras, as seguintes matérias: paisa-gismo, desenho, história e estética da arte, antropologia cultural, métodos e técnicas de pesquisa, matemática, desenho arquite-tônico, projeto de paisagismo, física aplicada, etc...

Durante o curso, é necessário estagiar, pois possibilita a prática profissional, por isso, geralmente acontece no último ano do curso.


O que você pode fazer


Arquitetura de interiores Organizar o espaço interno, definindo os materiais de acabamento e a distribuição de móveis e objetos, considerando a acústica, a ventilação, a iluminação e a estética.

Comunicação visual Criar a identidade visual de empresas e produtos, com logotipos, embalagens e material impresso ou digital.

Paisagismo e ambiente Desenvolver espaços abertos, como jardins, parques e praças, combinando plantas, pedras, madeiras, calçamento e iluminação.

Edificação e construção Projetar, acompanhar e coordenar obras, definindo materiais e controlando prazos e custos.

Luminotécnica Fazer o projeto de iluminação de grandes e pequenos espaços. Realizar a iluminação de eventos.

Restauro de edifícios Recuperar casas e prédios antigos ou deteriorados, mantendo as características originais.

Urbanismo Planejar uma região, cidade ou bairro, elaborando o plano diretor e o zoneamento que vão direcionar o crescimento




Fontes:


Nenhum comentário:

Postar um comentário